domingo, 19 de janeiro de 2020

Austrália em chamas 1

“ Não importa o tamanho do desafio, o que importa é a nossa união"


Queridos leitores,

Como muitos de vocês devem saber, a Austrália está passando por uma catástrofe sem igual.

Este post e os próximos farão parte da minha campanha para ajudar a Austrália. Estarei postando fotos e vídeos daqui e também de alguns lugares que foram totalmente devastados pelo fogo.  Neste último caso, fotos anteriores à catástrofe.

Só para lhes dar uma idéia da dimensão da catástrofe, de acordo com informações do 9News, se incluirmos os incêndios do Northern Territory, desde julho, a área total afetada pelos incêndios chega a quase 170.000 km2, uma área maior do que o estado do Ceará.  Dá pra imaginar?


Segundo informações do ABCnews do dia 15/1/2020, os incêndios em Kangaroo Island, a terceira maior ilha da Austrália,  queimaram mais de 2.000 km2 de terra, dezimaram 43.000 animais, dentre eles, cerca de 30.000 coalas, afetaram a mais de 200 produtores e destruíram 65 casas.


No dia 3 de janeiro, o Hanson Bay Wildlife Sanctuary em Kangaroo Island  (ilha Canguru) foi devastado pelos trágicos incêndios florestais. Estima-se que dos 50.000 coalas existentes na ilha, aprox. 30.000 tenham perecido. O santuário que abrange 5.000 acres abrigava milhares de animais nativos, incluindo coalas. 

O Koala Walk (caminho dos coalas), com apenas 200 metros, abrigava 100 coalas, incluindo filhotes recém-nascidos. Vejam a seguir como era este caminho. 






O fogo devastou o habitat dos animais e toda a sua infraestrutura. Os danos ainda estão sendo avaliados.

Os animais feridos estão sendo tratados no Kangaroo Island Wildlife Park. 
A página deles do GoFundMe (acesso via site deles) está levantando fundos para o tratamento imediato dos animais afetados de toda a ilha.

A página do GoFundMe para o Hanson Bay Wildlife Sanctuary está levantando fundos para a próxima etapa que será a reconstrução dos terrenos, a regeneração da vegetação para os animais que sobreviveram, a recriação da biodiversidade perdida e para proporcionar novamente um lar para os animais.

Para quem quiser ajudar e/ou acompanhar o que eles estão fazendo :

Kangaroo Island Wildlife Park


Hanson Bay Wildlife Sanctuary


Agradeço de antemão a todos os que puderem ajudar.

Qualquer contribuição, por menor que seja, ajuda.  

A devastação é enorme. Praticamente metade da ilha foi destruída pelo fogo e ver os animais queimados é algo de cortar o coração. Alguns dizem que as cenas são apocalípticas.

Se você não puder ajudar financeiramente, ajude repassando. Eu e os animais lhe agradecemos.


“A compaixão tem poder. E o maior poder que ela tem é o de salvar vidas.” 
Aurilene Damaceno


Um comentário:

Anita Driemeier disse...

Parabéns pela sua iniciativa, Karen, pelo seu grande coração! A tragédia que vivem os australianos é realmente apocaliptica! Ver a natureza pujante desse pais maravilhoso devastada, ver as pessoas vivendo esse desastre sirreal e os animaizinhos morrendo e sofrendo dessa maneira, é realmente de cortar o coração!
Estou repassando sua reportagem... é o minimo que posso fazer!
S8gamos na luta, sem esmorecer, pois não há mal que sempre dure!