segunda-feira, 2 de março de 2020

Austrália em chamas 6


Hoje irei retornar aos incêndios e falar sobre outras regiões de SA (Austrália do Sul) que também sofreram com os incêndios e depois trarei boas notícias sobre Kangaroo Island (KI), o lugar mais afetado em SA.

Os incêndios em SA começaram no dia 11 de novembro de 2019 no Eyre Peninsula. Depois, foram aparecendo outros. Vou citar apenas dois: o do Yorke Peninsula e do Adelaide Hills.

No dia 20 de novembro uma faísca em um transformador causou um incêndio em Yorke Peninsula. O fogo destruiu 11 propriedades, atingiu a pecuária local e acabou com as melhores safras já vistas em anos, ao longo dos 5.000 hectares de fazendas que ele queimou. Vejam as cenas aqui.

Um mês depois, um outro grande incêndio em Cudlee Creek, queimou mais de 25.000 hectares do distrito, incluindo 87 casas, centenas de veículos e uns 500 galpões e outras propriedades (números corretos para o dia 24/12). O fogo, que se alastrou por mais de 13 kms também queimou florestas, fazendas e muitos vinhedos, deixando vários moradores na região sem casa e sem trabalho. Os animais também sofreram, é claro, principalmente os coalas. Vocês podem ver aqui fotos dos fofíssimos 6 coalas resgatados pelos bombeiros.


Gumeracha
Mais de 100 coalas foram resgatados dos incêndios em Adelaide Hills. O Paradise Primary School, um colégio no norte de Adelaide, cedeu o seu ginásio para tratar dos coalas queimados e 150 voluntários se encarregaram de cuidar dos animais. Vocês podem ver aqui nesse vídeo. 

A boa notícia é que mais de 80 coalas já foram reabilitidados. Vocês podem ver aqui o regresso de Issac a seu habitat. Ele foi resgatado dos incêndios em Adelaide Hills e agora o proprietário e seus vizinhos fazem o acompanhamento para ver como ele está indo. Dizem que os coalas são animais solitários e por isso não estão regressando em pares. Espero que eles não vejam mais incêndios em suas vidas.


Bem, os incêndios continuaram na região e em outras áreas e não sei exatamente quanto queimou depois, mas tenho alguns dados gerais divulgados no mês de janeiro que também incluem Kangaroo Island e outros incêndios no estado.

3 fatalidades (1 em Adelaide Hills e 2 em Kangaroo Island)
151 casas destruídas
490.000 hectares queimados (a maior parte na ilha)


Para os leitores que estão acompanhando os meus posts, vocês devem se lembrar do que aconteceu em KI ; caso não se lembrem, acessem o post “Austrália em chamas 1” antes de dar seguimento à leitura.

Fico muito feliz em poder dizer a vocês que partes do Flinders Chase já estão novamente abertas ao público e agora os turistas podem visitar e ver com seus próprios olhos a natureza em seu processo de regeneração. Vejam aqui no vídeo.

Outra boa notícia é que no dia 17 de fevereiro um grupo de 5 voluntários do ARC/TRC (Animal Rescue Cooperative e The Rescule Collective) realizou uma operação de busca por coalas feridos e famintos na ilha. Eles atenderam aos apelos desesperados de grupos de resgate que ouviam os gritos dos coalas, mas não tinham recursos e tempo para realizar uma busca a pé numa área tão grande, em menos de 2 semanas. Os voluntários decidiram então usar um drone com uma câmera termográfica para sobrevoar uma área de 100 acres de eucalipto. O trabalho foi realizado durante duas noites e conseguiram avistar 42 coalas. Os locais foram mapeados e os resgates deram início. Sem este recurso, os resgates teriam levado um mês e talvez nem conseguissem avistar todos os coalas. Vejam o vídeo aqui. É emocionante!.
Para quem quiser acompanhar o trabalho deles, segue aqui a página no FB -  https://www.facebook.com/animalrescuecoop/
Ainda há muito trabalho pela frente e muitos animais a alimentar, portanto se alguém quiser ajudar, segue abaixo a página para doações. Se pode doar qualquer valor. É só apagar o valor que está lá e colocar um outro em seu lugar.

Mais notícias boas sobre os coalas na ilha. 

No dia 21 de fevereiro, Sam do Wildlife Park em Kangaroo Island, postou um vídeo no FB dizendo que 50 coalas (dos 600) haviam sido reabilitados e relocados para seus novos habitats.  Não há muitos lugares na ilha para eles, assim que irão monitorar para ver a situação deles e dos eucaliptos. Os adultos comem de 200 a 500g de folhas por dia. Vocês podem acompanhar o trabalho deles no FB - https://www.facebook.com/kiwildlifepark/
Eles acabaram de devolver uma mamãe coala com seus dois filhotes à natureza.  Vejam as fotos aqui.

Não sei se vocês sabem, mas Kangaroo Island é um santuário para uma população única de abelhas da Ligúria. Esta linhagem foi trazida da Itália para a ilha há mais de 100 anos e atualmente é a única colônia preservada dessa linhagem pura de abelhas, no mundo. Esta linhagem é conhecida pela qualidade e quantidade de seu mel. As abelhas também são bastante dóceis, tornando-as muito úteis para as colméias nas cidades. Na ilha, elas estão protegidas por leis estritas de quarentena para impedir a entrada de doenças e pragas, o que as mantêm saudáveis e puras. Kangaroo Island também é um lugar importante para a enxertia (produção) de abelhas rainhas e exportação das rainhas da Ligúria para o resto do mundo.

Além do mel, estas abelhas proporcionam o própolis, que segundo o Bee Culture Magazine, está passando por testes clínicos para o tratamento do câncer de pele. Até o presente momento essa área de Kangaroo Island é o único local em que as abelhas produzem esse tipo de própolis, por isso é importante que as 400 colméias destruídas pelos incêndios sejam substituídas.

O apicultor Peter Davis está precisando de uma força. No dia 28 de fevereiro ele deixou um recado avisando que estava vendo colméias (as que sobreviveram) diminuirem. Em algumas delas, a rainha foi tão aquecida que já não é capaz de pôr mais ovos fertilizados e em outras, isto se deve ao fato de que há 
falta de comida na área. Ele tem alimentado muitas das colméias usando alimentadores, mas ainda precisa de ajuda financeira, pois perdeu também o galpão com os equipamentos.  Só o galpão custa aprox. AUD  82.000,00 e as 400 colméias, AUD 92.000,00. 
Quem quiser ajudá-lo, aqui está a página no gofundme

Abaixo, seguem outros lugares em Adelaide que também precisam de ajuda.

Southern Koala Rescue Doações via página do gofundme
Vocês podem acompanhar o trabalho deles no FB

Adelaide Hills Wine Region Fire Appeal 
Para os produtores de vinho que perderam seus vinhedos. Doações via página do gofundme

Adelaide and Hills Koala Rescue 1300Koalaz  -  Eles têm uma loja virtual onde se pode escolher e comprar coisas que os coalas necessitam. Vocês podem acompanhar o trabalho deles no FB.

Antes de mostrar fotos e vídeos de SA, quero deixar um pequeno aviso para quem recebe meus posts por e-mail. Os vídeos não estão aparecendo no e-mail, não sei porque. Se quiserem vê-los, terão que acessá-los pelo blog.



Clealand Wildlife Park
Rainbow Lorikeets - Clealand Wildlife Park


Kangaroo Island


Seal Bay - Kangaroo Island

Seal Bay - Kangaroo Island

Seal Bay - Kangaroo Island


Stokes Bay- Kangaroo Island

Brighton Beach - Adelaide

Brighton Beach - Adelaide


Seacliff Beach 


Kookaburra - Renmark

Hallet Cove

Sugar Loaf - Hallet Cove


Praia de Hallet Cove

Hallet Cove



Granite Island

Victor Harbour

Granite Island



Victor Harbour
Granite Island

Big Rocking Horse - Gumeracha

Carrick Hill

Carrick Hill
Carrick Hill

Adelaide Botanic Garden


Adelaide Botanic Garden

Adelaide Botanic Garden

Adelaide Botanic Garden




Nenhum comentário: