segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Austrália em chamas 3


"Quem salva uma vida salva o mundo inteiro" - Talmud

Vou começar este post agradecendo de todo o meu coração aos nossos voluntários e bombeiros que a ponto de exaustão estão salvando milhares de vidas, incluindo a de diversos animais. Alguns perderam a sua própria casa, enquanto  salvavam as dos outros. Outros, lamentavelmente pagaram com sua própria vida. 

Também agradeço de coração aos veterinários, enfermeiros, grupos de resgate,  militares e bombeiros de outras nações que vieram nos socorrer. Em especial, aos 3 bombeiros americanos que morreram nesta última semana lutando contra o fogo em NSW (Nova Gales do Sul).

Gente, em apenas uma semana, após ter escrito o segundo post sobre a Austrália, sucederam coisas muito loucas e trágicas por aqui. Além dos incêndios que seguiram queimando em diversas partes do continente, tivemos chuvas torrenciais, uma mega chuva de granizos enormes com ventos muito fortes, chuva marrom (lamacenta), mega tempestades de areia em diversos estados, tempestades de raio e trovão com descargas elétricas, causando mais incêndios e vimos também o céu mudar de cores:  negro, cinza, laranja...

Vocês podem ver as cenas neste vídeo feito pelo "The Telegraph". 

Fiquei pensando no que mais poderia suceder e resolvi mudar logo de pensamento, pois percebi que o universo já estava sendo bastante criativo e longe de mim proporcionar mais idéias.

Bem, vou  falar hoje sobre o que aconteceu em ACT, que não havia tido um só incêndio até terça-feira passada, mas que estava sofrendo as consequências dos incêndios nas redondezas.

ACT é um território federal situado no sudeste da Austrália e enclavado no estado de NSW, cuja capital é Camberra, a capital da Austrália.

Camberra foi coberta por fumaça durante várias semanas devido aos incêndios nos estados vizinhos, até se tornar a cidade com a pior qualidade de ar do mundoEm seguida, no dia 20 de janeiro os céus  despejaram sua fúria sobre esta linda cidade. 

Desta vez os residentes vivenciaram uma tempestade de granizos gigantes que destroçou carros, vidraças e atingiu centenas de animais. Não houve perda humana, porém voluntários do Commonwealth Park encontraram mais de 300 morcegos mortos ou muito feridos, todos estirados no solo, agarrados aos galhos que se desprenderam das árvores, como se um canhão tivesse atirado estas bolas nesses pobres animais.

Muitos dos morcegos bateram no chão quando agarraram nestes pequenos galhos. 53 morcegos feridos foram levados por cuidadores, sendo que um deles tinha apenas algumas horas de nascido.

Segundo especialistas, os números podem ser ainda maiores.

Em dezembro, 20 filhotes já haviam morrido por stress térmico.

Dentre as aves atingidas, se encontram as cacatuas, roselas, corellas, galahs, magpies, pega cotovias, gaivotas e patos. 

Vejam as cacatuas no vídeo abaixo. Imaginem estes bichinhos sendo atingidos por bolas de gelo do tamanho de uma bola de golfe. Não é de cortar o coração?



Muitos dos animais (não só as aves) foram levados às clínicas veterinárias e hospitais de animais por residentes de diversas partes de Camberra. O Belconnen Hospital recebeu 35 aves e o Animal Referral Hospital, 60.  Lamentavelmente, o estado da maioria dessas aves era tão ruim que não puderam salvá-las.
Algumas clínicas veterinárias chegaram a  trabalhar em capacidade máxima.

Não bastasse esse terrível quadro, 3 dias depois, 2  incêndios em lugares distintos se juntaram (vejam no mapa abaixo - as partes em amarelo e vermelho) e o fogo chegou bem próximo do aeroporto de Camberra (vide foto acima), obrigando o seu fechamento por diversas horas. Um centro de reciclagem também foi atingido pelo fogo emitindo uma fumaça negra e tóxica no ar por vários dias.


Enquanto escrevo estas linhas, recebo uma terrível notícia. De acordo com dados preliminares, devido aos incêndios florestais em toda a Austrália, quase 80 espécies perderam mais de 1/3 de seus habitats, incluindo o Lyrebird (pássaro lira) que é um pássaro capaz de imitar qualquer som.
Muitas destas espécies agora estão ameaçadas de extinção.

Para quem se interessar, seguem mais informações sobre isso no "The Guardian" do dia 26/1/2020

Espero que as águas, os fogos, os céus e a terra se acalmem. 

Antes de mostrar fotos e vídeos de Camberra, lhes peço ajuda para a população indígena que está sofrendo muito com toda esta situação. O artista Neil Morris abriu uma página no Gofundme para este fim. Podem doar. Eu mesma já o fiz.

Quem quiser doar para os animais, recomendo hoje o WIRES (doações via site), que lida com resgate e cuidados de animais. Eles também proporcionam suprimentos médicos e remédios para os veterinários, comida para animais em cuidados, equipamentos para resgate, etc... 

Quem não puder doar, por favor nos ajude repassando este e os outros posts relacionados. 

Obrigada a todos.






Agora seguem algumas fotos e vídeos de Camberra.





 Centro da cidade

Outono em Canberra
Da direita pra esquerda - Civic Library,
The Canberra Theatre Centre e a assembléia
 legislativa
Centro da cidade


Rosela

Biblioteca Nacional da Austrália

Lago Burley Griffin
Lago Burley Griffin


Outono em Camberra
Caminho do lago




Cacatuas
Centro da cidade

Possum na universidade - ANU

Museu do dinossauro - área para crianças


ANU e centro da cidade
    

Centro da cidade
Museu do dinossauro

Jardim botânico nacional da Austrália


Canguru na Universidade - ANU


Parlamento da Austrália

Um comentário:

Anita Driemeier disse...

Ao mesmo tempo que tenho que elogiar seu post impecável, extremamente esclarecedor, e de enorme sensibilidade, lastimo profundamente a situação desesperadora que vivem os australianos! Parece realmente que os deuses estão enfurecidos!
Mas esse povo bravo e guerreiro há de superar tudo isso, com a ajuda e solidariedade de todos nós!