domingo, 16 de fevereiro de 2020

Austrália em chamas 5

Quokka
Hoje vou escrever um pouco sobre o que aconteceu no estado de WA (Austrália Ocidental) neste verão. 

Irei mencionar apenas alguns dos eventos, mas antes gostaria de falar sobre a primeira linha de defesa contra os incêndios florestais.

Em WA ainda se usam as torres de observação, pois apesar da tecnologia, parece que o olho humano ainda é a forma mais eficaz para detectar os fogos e outros problemas. 

O trabalho vem sendo realizado por voluntários idosos (em sua maioria, voluntários com background em combate ao fogo) que passam horas observando as florestas de uma torre de 30 m de altura, 7 dias por semana, durante todo o verão. No total são 13 torres de observação, que se encontram espalhadas entre o norte de Perth (a capital) e a costa sul, perto de Walpole
Além de observar as florestas, os vigias fazem anotações meteorológicas detalhadas (direção do vento, temperatura, etc..), a cada hora. Quando algum indício de fumaça é observado, eles acionam o depto. de parques e vida silvestre, que por sua vez, envia um avião para checar a área. Nos dias em que há perigo de incêndio, uma frota composta por 10 aviões é enviada para patrulhar as florestas (de norte a sul).

No dia 16 de dezembro, um raio atingiu uma cidade pequena, perto de Norseman, ocasionando um incêndio florestal que devastou mais de 550.000 hectares na região de Goldfields. Não houve destruição de casas ou perda de vida humana, porém acredita-se que centenas de animais nativos tenham perecido. A destruição da flora e da fauna, além de alguns sítios sagrados, deixou os indígenas devastados. Há 6 anos que eles tentam fazer a população dos faisões-australianos crescer. Como estas aves se encontravam em situação vulnerável na região, eles estavam checando os ninhos e monitorando os filhotes. Lamentavelmente, 10 ninhos foram queimados pelo incêndio.

Entre o natal e o ano novo, um outro raio atingiu o Stirling Range National Park, uma das áreas mais ricas em biodiversidade do mundo, ocasionando um incêndio que devastou mais de 40.000 hectares. O parque abriga mais de 1.500 espécies de plantas, das quais pelo menos 87 não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo.  Há mais espécies de flores silvestres no parque do que em todas as ilhas britânicas juntas. Também é um dos poucos lugares dentro do continente onde há uma população de quokkas (fig. acima). Os quokkas são marsupiais do tamanho de um gato, pertencentes à família do canguru e se encontravam nesta área do parque. Não se sabe se irão se recuperar.

Para complicar mais a situação, no dia 6/1/2020, o estado de WA ficou completamente desconectado (por terra) de todo o resto da Austrália. Eyre Highway, a única estrada pavimentada entre WA e SA (Austrália do sul) ficou interditada por 12 dias devido aos incêndios na região, deixando centenas de turistas e caminhoneiros presos. Suprimentos foram lançados via aérea.
A “Trans Access Road”, que é uma longa estrada, não pavimentada, entre WA e a Austrália do Sul, também foi interditada pelos mesmos motivos e o Great Central Road entre Goldfields e o Território do Norte havia sido interditada no fim de semana devido a inundações e ciclone Blake.

Desde então houve outros incêndios e também a vinda do ciclone Damien, que atingiu a região de Pilbara no dia 8 de fevereiro. Estamos na época dos ciclones tropicais, assim que isto é normal para WA.

O ciclone atravessou a costa trazendo ventos de até 205 km/h e muita chuva.

No domingo passado chequei a situcão de emergência em WA e constatei 15 alertas e 35 incidentes, dentre eles:  enchentes, incêndios (a maioria controlados) e códigos de alerta pela passagem do ciclone. No dia seguinte algumas áreas do estado estavam inundadas , enquanto que em outras ainda estavam queimando.

Karratha recebeu 300 mm de chuva em apenas dois dias. O rio Beasley transbordou e os fazendeiros na área, comemoraram.
Lamentavelmente, nem todas as áreas do estado receberam uma boa quantidade de chuvas. Esperamos que isto aconteça muito em breve. 

Como ajudar?

Doando para o Native animal rescue, que é uma organização que lida com resgate e programas de conservação e preservação dos animais silvestres.
As doações podem ser feitas pelo Paypal via site deles.

Bem, agora seguem algumas fotos de WA

Jardim Botânico

Jardim Botânico

Twenty-eight Parrot



Jardim Botânico





Splendid Fairy-wren






Pinnacles




Nenhum comentário: