quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Austrália em chamas 4

A Solidariedade tem poder. E o seu poder é o de construir um mundo melhor

Estou fazendo um pequeno resumo dos principais acontecimentos (desde o meu último post sobre a Austrália), antes de falar sobre o estado de Victoria.

No dia 27/1/2020, por volta das 13:00 hs, um helicóptero militar, transportando 6 soldados em missão de reconhecimento, aterrissou no Namadgi National Park. 12 segundos após o seu pouso, pegou fogo, ocasionando o pior incêndio já visto em ACT (Território da Capital Australiana) desde 2003. 

As brasas deste incêndio se espalharam e reacenderam o fogo em Clear Range no estado de NSW (Nova Gales do Sul), na parte sul da fronteira colocando em perigo toda aquela área. Vejam no mapa abaixo (do titio Google) onde fica. Se quiserem ampliar, basta clicar na foto.



No momento, o incêndio do Orroral Valey (no Namadgi National Park) foi rebaixado para o nível de advice (aviso).

Imagino que vocês queiram saber o que os soldados foram fazer lá.

Pois bem, eles foram limpar áreas que seriam destinadas à aterrissagem de aeronaves para que os serviços de emergência pudessem enviar equipes para combater os incêndios florestais.

"Quando o helicóptero pousou ontem à tarde, acreditamos que a luz de aterragem que é acesa na aeronave como uma precaução de segurança quando você está voando em circunstâncias difíceis, como um ambiente muito enfumaçado - acreditamos que isso tenha criado calor suficiente para colocar a grama em chamas ", disse o tenente-general Bilton (Fonte: The Canberra Times).

Graças a D’us os 6 soldados conseguiram escapar com vida do trágico e lamentável incidente.

Com respeito ao Namadgi National Park, esta é uma área protegida onde se podem ver cangurus cinzentos do ocidente (Macropus fuliginosus), wallabis, wombats, magpies, roselas e corvos australianos. 

A propósito, os animais mais ameaçados de extinção foram evacuados do Tidbinbilla Nature Reserve, que faz fronteira com o Namadgi Park, como medida de precaução. Eles regressarão quando as coisas se acalmarem por lá. 

Bem, continuando, no dia 1/2/2020, o fogo já havia devastado aprox. 55.000 hectares e enquanto seguia queimando, uma tempestade inundava algumas áreas da Austrália do Sul, especialmente, Port Lincoln, que recebeu o equivalente a 140 piscinas olímpicas, em aproximadamente uma hora. Vejam algumas fotos aqui.

Graças a D’us, choveu bastante em Kangaroo Island e vocês podem ver as emas celebrando a chuva. Algo para esquentar o coração.

Como disse anteriormente, o universo vem sendo muito criativo por aqui e desta vez também mandou neve pra cá. Isso mesmo, neve!!!
Na segunda-feira (3/2/20), em pleno verão, NEVOU em algumas áreas da Tasmânia. Isto, após Hobart (a capital) ter registrado 40 °C no sábado (1/2/2020).

O estado de Victoria, que já havia passado por tudo (incêndios, chuva de granizo gigante, tempestade de areia, chuvas torrenciais, chuva marrom, enchentes, etc..) algumas semanas atrás, viu partes de seu território receber um temporal com rajadadas de ventos de até 147 km/h, que por sua vez deixaram diversas torres de transmissão em pedaços, além de causarem um apagão que afetou mais de 26.000 propriedades, a maioria em Melbourne. Elton John, que estava dando um show no Yarra Valey, teve que abandonar o palco, após receber uma enxurrada de chuva que parece ter danificado os instrumentos. 
Enquanto isso, em outras partes do estado, se via chamas.



Não sei se vocês sabem, mas Victoria é o segundo estado mais afetado pelos incêndios, sendo que o primeiro é NSW (Nova Gales do Sul).

Se alguém ainda tem dúvidas sobre a mudança climática, depois de ver o que estamos vivenciando aqui, então recomendo ouvir a voz dos cientistas.

Em novembro de 2019, mais de 11.000 cientistas no mundo inteiro declararam uma emergência climática para o planeta, e alertaram sobre uma ameaça catastrófica à humanidade. O Kidnews  (em inglês) traz um bom resumo das 6 medidas propostas pelos cientistas para evitar o sofrimento humano e mostra às crianças o que elas podem fazer.

Abaixo deixo alguns números sobre a tragédia dos incêndios em Victoria.

Mais de 1,3 milhões de hectares queimados
Mais de 200 casas destruídas
5 mortes

Estima-se que somente em Victoria e NSW (Noval Gales do Sul) juntos, mais de 800 milhões de mamíferos, répteis e aves tenham perecido, enquanto que em Kangaroo Island, na Austrália do Sul,  aproximadamente 3,4 milhões de animais.
A estimativa para toda a Austrália aponta para uma perda de mais de 1 bilhão de animais e isto sem contar com os morcegos, peixes, anfíbios e os invertebrados que fazem parte da cadeia alimentar.

Como ajudar?

  • Doando para o Bushfire Emergency Wildlife fund  (via site do zoológico de Victoria). O dinheiro arrecadado destina­-se ao tratamento dos animais afetados pelos incêndios e também para recuperar os animais que se encontram em extinção.
Seguem os links para os sites do zoológico, para quem quiser contribuir e/ou acompanhar o trabalho deles.
  • Apoiando os negócios das pessoas afetadas pelos incêndios, incluindo o turismo. Aqui na minha cidade, por exemplo, pediram também para as pessoas comprarem produtos de Kangaroo Island (KI) e estamos aderindo. 





  Bem, agora seguem fotos de Victoria


12 Apóstolos - Great Ocean Road


Otway Treetop Walk



Otway Treetop Walk


Otaway National Park


Otway National Park


Jardim botânico - Melbourne


Jardim botânico - Melbourne


Jardim botânico - Melbourne




Obrigada a todos.

Até a próxima.



2 comentários:

Anita Driemeier disse...

Karen, parabéns por mais esse apanhado de importantes informações sobre os desmandos da natureza aí na Austrália!
Lamentamos os tristes acontecimentos que se repetem dia após dia, devastando esse país maravilhoso!
Vamos divulgar seu blog, para que mais e mais pessoas sejam informadas e mais apoio a população da Austrália receba aqui do Brasil!
Os Australianos são fortes, guerreiros, estão lutando, enfrentado unidos essa tragédia
Que tudo volte ao normal o quanto antes é o que todos desejamos!

Karen Gekker disse...

Obrigada querida amiga.
Bjs.