segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Austrália em águas


Depois de vários posts sobre os incêndios na Austrália, agora, por ironia do destino, vou falar sobre NSW (Nova Gales do Sul) em água. 

Não sei se vocês sabem, mas NSW foi o estado mais afetado pelos incêndios, com 25 fatalidades.

Como vocês devem ter visto aí nos jornais, as chuvas chegaram à Austrália, depois de uma intensa batalha para extinguir os incêndios que acometeram o país neste verão.
Aqui vocês podem ver algumas fotos da transformação ocorrida pela chegada das chuvas.

Rios transbordaram, reservatórios ficaram cheios, a grama voltou a crescer, trazendo um grande alívio para muitos fazendeiros, porém nem todas as áreas afetadas pela seca e pelos incêndios receberam chuvas ou água suficiente e em certas áreas, a chuva também trouxe estragos para seus residentes. Este foi o caso de Wytaliba em NSW, que após seus moradores terem sofrido com a seca, os incêndios e terem perdido dois de seus companheiros nos incêndios, em novembro do ano passado, agora sofrem com um dilúvio. 
Os incêndios destruíram a única ponte que havia no lugar e agora o acesso através de uma ponte temporária também foi cortado devido às chuvas, deixando a comunidade isolada pela segunda vez.
Felizmente, os serviços de emergência, juntamente com o exército criaram um sistema de polia usando um drone e um barco não tripulado, que agora traz suprimentos aos moradores e aos animais, pelo rio inchado de 70 m. Vejam as fotos aqui.

Lamentavelmente, muitas das pessoas que sofreram com os incêndios, agora sofrem com deslizamentos ou inundações. 

É muita tragédia!

Aqui está uma reportagem do 9news, do dia 14 de fevereiro, onde se pede à população para localizar um crocodilo de água salgada, de 3m, que provavelmente foi arrastado pelas águas até o Queensland's Gladstone HarbourIsto aconteceu em um outro estado, mas não difere do que está acontecendo em NSW.

Animais estão sendo arrastados pela força das águas e alguns residentes estão novamente fazendo peripécias para salvá-los. Uma mulher, que juntamente com seu marido, já passou por incêndios e inundações em sua área, avistou 3 wombats sendo levados pelas águas e não pôde ficar de braços cruzados. Ela foi para a ponte, na área em que os bichos iriam passar e se debruçou para resgatá-los. Apesar do peso, ela conseguiu salvar dois deles. Eles eram adultos e estes animais são muito pesados. Eles podem pesar de 20 a 35 kg. 
Vale a pena ler a história completa aqui . Vocês podem usar o “tradutor do google” para traduzir o artigo completo.


A propósito, os wombats, ou vombates, como são chamados em português, estão sendo aclamados como heróis por sua natureza de cavar buracos e túneis subterrâneos e desta forma proporcionar abrigo para diversos animais em épocas de desastres. Muitos animais se salvaram dos atuais incêndios graças às escavações desses engenheiros ecológicos, como alguns os chamam.

Recentemente o ABC  trouxe uma história fantástica sobre esses animais, mostrando que eles também estão proporcionando água para outros animais sobreviverem a seca.
Em uma fazenda, na região de Hunter Valley, em NSW, onde praticamente não se viu  água por 3 anos, wombats cavaram um buraco, que foi aumentando à medida que a seca foi se prolongando. Conforme o buraco ia secando estes animais cavavam mais fundo para ficar mais próximos da água. Desta forma, o poço dos wombats, com cerca de 20m de diâmetro e uns 4m de profundidade, passou a atrair outros animais que também passaram a usar a água do buraco. Cangurus, wallabies, wallarus, goannas, pássaros, equidnas e até emas foram filmados por lá.

Devido à forma como estes animais cavaram, uma professora bióloga que visitou o lugar, pensa que os wombats são quase “adivinhos da água”. “Eles estão encontrando a água e cavando buracos para chegar até ela e o outros animais estão se aproveitando do feito”. Acredita-se que a escolha do lugar para fazer o buraco foi intencional;  ou seja, com o propósito de encontrar água e não por mera coincidência. Quem sabe?

Só sei que a cada dia que passa, aprendo que aqueles a quem chamamos de animais irracionais são mais racionais do que muitos da minha própria espécie.

Voltando ao assunto das inundações, devo dizer que não sei como os australianos arrumam forças para se levantar. Quando muitos já estavam reconstruindo as cercas de suas fazendas e refazendo suas vidas, lá veio a chuva e levou tudo novamente.

Milhares de peixes, camarões, caranguejos, uma arraia e outros animais maiores, foram encontrados mortos nos rios Tweed e Richmond.

Segundo Tom Alletson do condado de Tweed, “Quando se tem água acumulando e sentando no calor da planície de inundação desta maneira, há desoxigenação”.

Cenas de árvores queimadas dentro das águas também se tornaram comuns.

É sem dúvida uma cena chocante que nos faz refletir.


Como ajudar?

Segue abaixo algumas organizações.
As doações devem ser feitas pelo site deles.

Australian Red Cross – Cruz vermelha australiana

Salvation Army - Exército de salvação

Blaze Aid -  Trabalham com a comunidade rural, ajudando os fazendeiros a reconstruir cercas e estruturas que foram destruídas ou danificadas pelos desastres naturais que assolaram o continente.

Koala Hospital  em Port Macquarie - Se pode também adotar um coala. Nesse caso, é uma adoção virtual. Os animais reabilitados são soltos.

Bem, agora seguem algumas fotos. Não tenho muitas, assim que me perdoem.

As fotos abaixo são de Sydney. As dos animais são do Sea Life Sydney Aquarium.












Um comentário:

Anita Driemeier disse...

Incrível que após os incêndios, agora a Austrália esteja enfrentando problemas com enchentes!
As fotos que da enchente são incríveis, pois retratam árvores com seus troncos enegrecidos pelo fogo, agora debaixo d´água.
Concordo com a Karen, não sei como, nem de onde os australianos encontram forças pra se reerguer de uma catástrofe após a outra!
Esperamos que essa fase de provações esteja no seu final, que a mãe natureza se acalme e a vida volte ao normal para nossos bravos irmãos australianos!