quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Austrália do Sul - um adeus aos plásticos descartáveis

Em 2014 quando visitei Seal Bay em Kangaroo Island me deparei com este mural educativo (foto abaixo), onde  mostravam a problemática do lixo em relação aos animais marinhos. Resolvi então tirar uma foto para relembrar meus filhos sobre a importância de cuidar do meio ambiente. 



Hoje, 6 anos depois, estou muito feliz e é com muita alegria que informo a todos que a Austrália do Sul se torna o primeiro estado australiano a banir os plásticos descartáveis. Inicialmente, a legislação proíbe ítens de plástico de uso único, tais como: canudos, agitadores de bebidas e talheres e define uma estrutura para que outros ítens possam ser adicionados no futuro.

Shane Cucow, do Australian Marine Conservation Society, disse que a decisão consolidou o lugar da Austrália do Sul como líder na luta contra os plásticos.

"A Austrália do Sul, há muito,está à frente da curva quando se trata de plásticos", disse Cucow.

"Eles foram o primeiro estado ou território a introduzir um esquema de depósito de garrafas em 1977 e o primeiro a banir as sacolas plásticas, em 2009."

Devido à pandemia, a lei entrará em vigor somente no começo de 2021. Isto proporcionará tempo para que as empresas possam se recuperar e se preparar adequadamente.

Com informações do ABC news

Nenhum comentário: