terça-feira, 7 de junho de 2011

Programa de Paz Global



Na segunda-feira 23 de maio, profissionais, pais e alunos do colégio 
Massada College em SA, Austrália, celebraram uma bem sucedida consolidação do programa de paz global da ONU. 
O "Global Peace School Program" (Programa de escola de paz global) foi desenvolvido pelas Nações Unidas em 2002 e a organização Save the Children opera o programa para as escolas de SA (Austrália do Sul).

Este programa é um compromisso de toda a escola em defesa dos direitos humanos, especialmente direitos das crianças.

Embora a escola de minha filha tenha sido sempre uma escola muito consciente de seu papel na comunidade e no mundo, a participação neste programa incentivou a busca de outras formas de aplicação dos valores aprendidos na escola.
Os alunos se envolveram em campanhas e projetos a nível comunitário e mundial.

Cito alguns:
  • Campanha “Knit One-Save One” - uma campanha da organização Save the Children onde cada criança e seus familiares (quem quis) tricotaram um quadrado e posteriormente os ligaram para compor cobertores para criancinhas carentes na Índia (Uma Sra da comunidade se ofereceu para ensinar as crianças a tricotar e os novelos de lã foram doados por familiares e pessoas da comunidade). Interessante o comentário de minha filha. “Mamãe, enquanto crianças falam que jogam bola e brincam na hora do recreio, eu posso dizer que eu tricoto para ajudar crianças na Índia (a escolha de tricotar na hora do recreio foi dela). Me sinto muito mais feliz em investir meu recreio neste trabalho, pois sei que o que faço irá ajudá-las.” E lá estava ela e mais duas meninas tricotando na hora do recreio.
  • Apresentação de um trabalho sobre o problema da água no mundo - Após pesquisa na internet, os alunos elaboraram um power point, o qual apresentaram aos representantes da organização Save the Children
  • Participação de um evento inter-religioso juntamente com outros dois colégios e respectivas comunidades.
  • Elaboração de um DVD sobre valores.

A celebração contou também com a presença de Mr. Hieu Van Le, Lieutenant Governor of SA. Houve um encontro fraternal entre escolas seguido de mensagens de boas vindas em diversos idiomas (minha filha nos deu o orgulho de fazê-lo em português), leitura de um poema sobre paz e por fim os alunos cantaram a música "Oseh Shalom" (uma reza para a paz) usando a linguagem de libras. encerramento se deu com a entrega do certificado de Global Peace School pela organização Save the Children e a entrega da bandeira da ONU à escola pelos professores do Virginia Primary School.


A escola agora é oficialmente reconhecida como um Global Peace School e estamos todos muito felizes e comprometidos em continuar promovendo a paz mundial.
Segue ao lado a carta do embaixador e representante permanente da Austrália na ONU, Mr. Gary Quinlan.
Aproveito a oportunidade para agradecer aos maravilhosos professores e todos os envolvidos por mais esta realização. Para finalizar deixo a opinião de minha filha sobre este programa.


“I think it was a great accomplishment, and I would like to encourage other schools to undertake the same commitment.” (Acho que foi uma grande realização, e eu gostaria de incentivar outras escolas a tomarem o mesmo compromisso).









Nenhum comentário: