quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Escolas e outras instituições costuram para os marsupiais

"Na tapeçaria da vida, estamos todos conectados. Cada um de nós é um presente para aqueles que nos rodeiam, ajudando-nos a ser quem somos, tecendo uma imagem perfeita juntos" - Anita Moorjani

Como vocês sabem, os incêndios florestais na Austrália devastaram milhares de hectares, matando mais de 1 bilhão de animais e deixando muitos animais feridos, órfãos e sem habitat para regressar. 
Um grupo de voluntários australianos resolveu ajudar estes animais, criando o grupo Animal Rescue Craft Guild“ para costurar e tricotar "cestinhas", "luvas", mantas e "bolsas" (Joey pouches) para os marsupiais e as raposas voadoras, um tipo de morcego grande. Para quem não sabe, os marsupiais crescem dentro da bolsa da “mãe”.

O grupo colocou os moldes para cada animal no FB e pediu a seus membros que costurassem e tricotassem os ítens ali descritos.

Com o passar das semanas, o grupo foi crescendo,  alcançando mais de 120.000 membros, os quais incluíam indivíduos de diversas partes do mundo.  Estas pessoas foram espalhando a notícia em seus países e atraindo mais voluntários, criando seus próprios grupos de tricô e costura.

O grupo “The Rescue Collective”, sediado em Queensland, se associou ao "Animal Rescue Craft Guild" para fazer a distribuição das doações aos cuidadores de animais em toda a Austrália. Eles estavam recebendo uma quantidade enorme de pedidos por conta dos incêndios.

cangurus
O movimento dos costureiros e tricoteiros para os animais australianos cresceu de tal forma que igrejas, colégios, presídios e até empresas aéreas de outros países, aderiram.

Vou listar alguns grupos de que tenho conhecimento, mas acredito que hajam centenas ou quem sabe, milhares de grupos mundo afora, que não foram divulgados pela mídia, sem falar nos milhares de indivíduos do mundo inteiro, que tomaram parte do projeto de forma independente.

1. Alunos do Lake shore High school em Detroit, nos EUA, transformaram o design studio da escola em uma sala de costura. A professora recebeu os panos através de doações da comunidade e ensinou os alunos como costurar. Durante duas semanas e meia, eles costuraram bolsas para os marsupiais na Austrália. A meta era costurar 50, mas acabaram costurando  mais de 100. Os estudantes também escreveram cartões para os que estão na linha de frente combatendo os incêndios. Além disso, o depto. de línguas estrangeiras da escola coletou doações para a Austrália. 
Uma companhia aérea privada se incumbiu de levar todo o material para a Austrália. 

2. O grupo de tricô da congregação da igreja de Westchester em Colchester nos EUA, tricotou “ninhos (cestinhas) ” de diversos tamanhos para os animais menores. Outros estados também aderiram e lhes enviaram mais “ninhos”. Um detalhe: as linhas foram doadas ao grupo.

3. Detentos de um centro correcional na Flórida, nos EUA, também costuraram “joey pouches”  para os marsupiais órfãos. Eles usaram uniformes velhos para fazer as bolsas e desta maneira aprenderam uma nova habilidade que poderão usar quando saírem da prisão.

Wallabies
No Canadá, os voluntários criaram o grupo do Canadian Animal Rescue Craft  no FB para que todos pudessem trabalhar juntos. Milhares de pessoas aderiram e começaram a costurar sem parar, incluindo as crianças.

4. Alunos do 1º ano do ensino fundamental, (6 anos de idade) de uma escola no Canadá traçaram moldes, cortaram e fizeram bolsas (pouches) para os marsupiais australianos, em sala de aula. A idéia veio da professora que ama os animais e vendo a situação catastrófica dos incêndios aqui na Austrália, sentiu que não podia ficar de braços cruzados e decidiu que sua sala de aula era o lugar ideal para fazer a diferença.

5. Os 20 membros do clube de tricô (meninos e meninas) do colégio Banburry Heights no Canadá também aderiram e tricotaram bolsas para os marsupiais. O clube começou a tricotar anos atrás por iniciativa de uma menina do 2º ano fundamental. Ela havia aprendido a tricotar e pediu à professora para abrir um clube na escola.  As crianças do clube se encontram uma vez por semana e já participaram de outros dois projetos: tricotar cobertores para gatos e cachecols para os sem-teto.

Algumas pessoas, de forma independente, também costuraram bonecos de coala para vender e arrecadar dinheiro para a organização de resgate, WIRES, na Austrália.

6. Mães e filhos também aderiram e costuraram bolsas e cobertores para os marsupiais.

A história ainda não acaba aqui.

coala
Muitos dos voluntários no Canadá estavam encontrando dificuldades para enviar os pacotes à Austrália devido ao alto custo da remessa, então a companhia aérea  “Air Canada” ofereceu levar os pacotes gratuitamente,  como o primeiro vôo de carga humanitária da empresa para uma organização que lida com animais. 
Uma força policial local, em Ontario, ainda ofereceu transportar as caixas.

Desta maneira, a "Air Canada" trouxe para a Austrália as contribuições de 6 cidades canadenses.

Estima-se que, somente do Canadá, tenham chegado 2,5 toneladas de contribuições.

Como vocês podem ver, a quantidade de pacotes recebidos foi tão grande que o pessoal aqui teve que pedir para parar de enviar porque já estavam tendo dificuldades para guardar tudo isso.

Gostaria de aproveitar para agradecer a estes grupos e a todos os voluntários, do mundo inteiro, que contribuíram para este projeto. 

Também agradeço à minha filhota que chegou a tricotar (vide foto acima) para esta causa, mas não pôde enviar devido ao descrito acima. 

Valeu a intenção, linda!.

É emocionante ver esta mobilização de diferentes setores da sociedade, de diversos países, ajudando os nossos animais aqui na Austrália.

Thank you everyone!!!! You are awesome!!!

Um comentário:

Anita Driemeier disse...

É comovente saber que há tantas pessoas maravilhosas neste mundo!
Essa solidariedade nao tem preço!
E você, minha querida Karen, e sua familia, continuam fazendo a sua parte!
A união faz a força!