quinta-feira, 29 de agosto de 2019

O fantástico pátio escolar para crianças com necessidades especiais

Vejam como um design bem bolado e a ajuda financeira dos amigos do JNF do Canadá transformaram o pátio da Escola de Educação Especial Ilanot, em Jerusalém, Israel em um paraíso para crianças portadoras de deficiências.


O playground foi inspirado no conto infantil The Giving Tree (A árvore generosa) de Shel Silverstein. 
Cada toque neste incrível parque produz um cenário diferente e cada compartimento foi concebido e construído para satisfazer às diversas necessidades, desafios, idades e capacidades de desenvolvimento das crianças na escola.

O conceito do design foi desenvolvido pelos arquitetos israelenses: Tali Cohen-Anderson e Arielle Blonder, que passaram por um longo processo de prototipagem para descobrir como criar um ambiente adequado a todos os alunos. 

Além de uma série de jogos interativos, o playground  propicia diversas experiências sensoriais tais como: buzinas, fontes de água rotativas e alto-falantes alongados em formato de flores.

Antes da construção deste maravilhoso pátio, as crianças da escola possuíam um quintal onde ninguém podia usá-lo, porque simplesmente não era seguro o suficiente. 

"Estamos realmente no meio de um longo processo de aprendizado", diz Arielle, acrescentando que esse playground único é um modelo que a dupla gostaria de implementar em muitos outros lugares. 

O novo pátio da escola também possui uma estufa adjacente construída para ensinar os alunos a plantar flores, ervas e legumes. Esse tipo de experiência não apenas mostra a eles como as coisas crescem, mas também lhes mostra que apesar de suas deficiências, eles ainda podem participar de atividades cotidianas, como a jardinagem.

O playground de Ilanot é realmente um maravilhoso exemplo de um espaço público arquitetado para servir as crianças, permitindo que elas usem sua criatividade de forma ilimitada . Espera-se que este protótipo sirva de modelo para muitos parques infantis. 


Fonte: Goodnet

Nenhum comentário: