sábado, 20 de abril de 2019

Inclusão no transporte


Meu passeio de ônibus em Canberra teve um gosto muito especial.
Não preciso falar muito, pois as fotos falam por si mesmas.

Na frente dos ônibus vocês podem ver um bike rack amarelo que permite carregar 2 bicicletas. Mais de 90% dos ônibus em Canberra estão equipados com estes bike racks.


Dentro do ônibus algumas coisas me chamaram a atenção.

Uma maquininha para passar o cartão de transporte (MyWay card) –  Se pode pagar ao motorista ou usar um cartão de transporte. Praticamente todos usam o cartão. Creio que sai mais barato. 
Se pode recarregar o cartão na internet ou em determinados locais.
Ao entrar no ônibus passamos o cartão nesta máquina e ao descer, idem.
Existem tipos diferentes de cartão e descontos para adultos, estudantes, idosos/portadores de deficiência, além de viagens gratuitas para cidadãos acima de 70, crianças até 5 anos que não frequentam a escola , portadores de DV, certos veteranos, e outros.



Agora podemos ver que há um espaço para cadeiras de rodas. Alguns ônibus possuem dois.
Segundo o site do governo, eles estão trabalhando para que até 2022 todos os ônibus na capital sejam acessíveis  Parece que 80% já são.




Também existem espaços para mulheres grávidas, idosos e portadores de deficiência . Qualquer um pode sentar nestes espaços, mas se entrar um desses grupos no ônibus, é preciso dar-lhes lugar.

  
Agora vocês podem ver que também há um espaço com uma grade de metal para malas e bolsas 


e uma tela na parte de cima, onde o percurso vai sendo atualizado para que o passageiro possa acompanhar e ver onde saltar.


Para pessoas com DV existem certos kits com números grandes para que possam mostrar aos motoristas. No canto dos mesmos também constam os números em braille.
As viagens para passageiros com deficiência visual e seus atendentes são gratuitas. Os pontos de ônibus usados com frequencia possuem pavimentação tátil e anúncios de áudio. Ademais, alguns pontos de ônibus também possuem placas em Braille.

Achei muito legal e resolvi mostrar a todos. 


Nenhum comentário: