Em continuação ao post anterior (A escola na orientação e planejamento das carreiras profissionais de seus alunos - parte I), segue a segunda etapa do processo.
Após o questionário, foi descrita uma posição de trabalho
numa loja e meu filho agora está preparando uma carta de apresentação para o
respectivo cargo que no caso em pauta é o de assistente de vendas.
Para muitos jovens aqui, este é o primeiro trabalho.
Pelo que meu filho explicou, quando há muitas pessoas para
um determinado trabalho, as entrevistas são coletivas e a primeira seleção é feita através
da carta de apresentação, assim que é de
suma importância que esta seja bem pensada e bem redigida.
Não irei traduzir o anúncio todo, apenas trarei algumas
partes para efeito de compreensão do processo.
“A empresa X é
dinâmica, divertida e possui um ambiente de trabalho fascinante.
Você terá a iniciativa de garantir
que nossos clientes possam receber o melhor serviço e buscará diretrizes do gerente da loja sobre como
efetuar as tarefas e alcançar os objetivos. Nós oferecemos um salário competitivo e um excelente desconto nos
produtos”.
Há também uma lista de requisitos para a pessoa que estiver
interessada no trabalho, incluindo o perfil da pessoa que estão procurando, não
só por suas qualificações, como também por suas qualidades. Ex.: Possuir
excelente comunicação e competência para atender clientes. Ter entusiasmo, alta motivação e outros.
Por último, aparece o horário de trabalho e uma nota
avisando que ter experiência prévia é muito bom, mas que isso não é um
requisito.
Agora o que se segue
, são diretrizes e tabelas a serem preenchidas, a fim de ajudar o aluno a escrever a carta de apresentação.
- Sublinhar tudo que chama a atenção e o que lhe interessa neste trabalho (Ex.: salário, posição, tarefas, ambiente de trabalho) dando justificativas para cada escolha.
- Escrever o primeiro parágrafo , o qual deve ser curto, simples e se relacionar com a função do trabalho.
- Listar 6-8 palavras- chaves que o empregador usa no anúncio para descrever o que os candidatos precisam ter a fim de serem recrutados para o cargo e ao lado de cada uma delas, escrever as aptidões/atributos pessoais relacionados. Exs.: Serviço de atendimento – boa comunicação verbal, sociável. Dinâmica, divertida e ambiente fascinante de trabalho - pessoa inovadora, com bom humor, etc…
- Identificar as aptidões e os atributos pessoais descritos no ítem acima.
- Escrever dois exemplos para cada aptidão/atributo listado acima, os quais demonstram suas experiências nestas áreas. Ex.: Social – participação em diversos times, Inovador – Gostar de novas idéias, criar jogos na internet, projetos de ciência (feira de ciências no colégo).
- Último parágrafo: Este é um pequeno resumo do porquê meu filho deseja o respectivo trabalho onde se menciona que está incluindo o respectivo CV e agradecendo o empregador por considerar sua aplicação.
Após estes passos, com base nas respostas acima, meu filho escreveu
sua carta de apresentação.
Para saber se escreveu tudo o que deveria, há ainda uma
lista de tudo o que é necessário conter
na carta (check list), incluindo data e o formato para que ele pudesse conferir.
Antes de submeter a carta ainda se pede que mostre a carta e
a lista a duas pessoas (amigos ou familiares)
para que estes também possam conferir se tudo está de acordo.
Achei muito legal. Não me lembro de ter tido nada disso em
meu colégio.
Bem, isto não acaba
por aqui e no próximo post, estarei descrevendo mais coisas.
Até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário