domingo, 26 de junho de 2011

Turismo pedagógico - sociedade, meio ambiente e ciências


No dia 1º. de junho tive a oportunidade de acompanhar os alunos do Massada College (5-13 anos) numa excursão pedagógica para o Urrbrae Wetland, uma bacia de detenção criada com a finalidade de armazenar águas pluviais e minimizar enchentes.
O objetivo da excursão foi aprimorar os estudos sobre sociedade, meio ambiente e ciências.

Durante a visita os alunos participaram de dois tipos de atividades: Macroinvertebrados e atividades sobre águas pluviais.
Chegando ao local fomos recebidos por uma profissional que primeiramente instruiu as crianças sobre como se comportar no local, o que observar e de que forma.

Depois fomos direcionados ao centro educacional e nos organizamos em dois grupos para alternar as atividades. 
Fiquei com o grupo da minha filha (9 a 13 anos).


Cada criança (nos dois grupos) recebeu uma apostila com diversas perguntas para responder durante a realização das atividades. 
A primeira tarefa (nosso grupo) foi colher material para levar ao laboratório e identificar os macroinvertebrados aquáticos ali presentes.

A segunda, seguiu de um tour pelo local onde nos foram apresentados os diversos estágios por onde passa a água, com suas devidas explicações. "Será que o "Wetland" ajuda a limpar a água?" perguntou a instrutora. Os alunos julgaram que sim.
Para comprovar a teoria, as crianças analisaram amostras de água, na entrada e na saída da bacia, usando quatro parâmetros: PH, salinidade, turbidez e fosfatos. Os resultados foram avaliados e mostraram que a água na saída tinha qualidade superior a da entrada, confirmando aquilo que as crianças pensaram. 






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