quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Notícias positivas e inspiradoras para se trabalhar na escola

“Infelizmente o mundo apresenta mais notícias ruins, mas o mundo de amor e da solidariedade se revelará em meio as sombras” -  Bento XVI


Dizem que crianças são nossos mestres. Não posso negar.
Um dia desses minha filha me disse que tinha medo de crescer. Me deu um bocado de razões, contudo uma delas me fez refletir um bocado.
“O mundo é cruel", disse ela.
Senti um calafrio.
Quem dera pudesse dizer a ela que o mundo era perfeito ou que os homens estavam terminando com as guerras, que a violência urbana estava se extinguindo, que as crianças na África e em todo o mundo já não teriam mais que passar fome, que a natureza já não seria mais destruída e que os pobres viveriam com dignidade, bem como os animais na terra, etc...
Não. Não pude mentir e naquele exato momento tive que concordar com ela, mas lhe disse que ela tinha o poder para mudar esta realidade, que certamente poderia mudar o mundo, o mundo de alguém ou de muitos alguéns.
Há alguns meses atrás resolvi ajudar um amigo com depressão buscando notícias inspiradoras para lhe animar o dia. Encontrei dezenas de sites positivos na internet com histórias maravilhosas. Fiquei impressionada com a quantidade que vi.
Vocês sabiam que existem até revistas impressas só com notícias positivas e inspiradoras? 
Vejam o site  “Positive News Uk”.  Além da versão on line, eles oferecem uma versão impressa. No começo as notícias eram impressas no formato de jornal. A partir de 2016, no formato de revista. 
Já imaginaram o benefício destes sites para nossas crianças e suas famílias? Para os doentes, para aqueles que desanimaram ou perderam a fé na humanidade?
Sites e jornais que nos inspiram, e instigam em nós e nos nossos filhos, a vontade de fazer algo por nossas comunidades e/ou pelo mundo afora.
Que tal trabalhar com estes sites na escola? Que tal mostrar aos alunos e a nossos filhos que apesar das tragédias, somos capazes de mudar a realidade delas, quando damos nosso apoio a quem quer que seja?. Que tal mostrar que o mundo ainda não está perdido e que podemos mudá-lo se estivermos também dispostos a aprender com os exemplos de outros povos?.
Aí professores e pais.
Está aí uma grande oportunidade para mostrar aos jovens, exemplos atuais e reais de gentileza, amor ao próximo, compaixão, honestidade e para trabalhar pela paz entre os povos. Podemos aprender tanto uns com os outros...
Sugiro que daqui em diante passemos a dar ênfase a luz e não, as trevas. 
Segue abaixo uma pequena amostra de sites que coletei na internet.

Sites em português


Site brasileiro criado com muito carinho pelo Rinaldo de Oliveira, ex-apresentador do jornal da TV Bandeirantes.



Boas notícias - Site de Portugal

Boa notícia de Israel em português


Alguns sites em espanhol 


Noticiaspositivas 


Noticiaspositivas (diferente do primeiro)


Sites em inglês







CNN Heroes – Todo dia um herói.

ILikeGiving.com – histórias inspiradoras.



“Nunca duvide 
que um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas 
possa mudar o mundo. 
De fato, sempre foi assim que o mundo mudou”  
- Margaret Mead









Nenhum comentário: